buscar
Alta Floresta - MT, 29 de novembro de 2020. 16:25
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

SAÚDE

Núcleo do Morhan de Alta Floresta recebe impressora 3D do programa Mato Grosso em Redes: Cuidado Integral em Hanseníase

16/11/2020 - 16:16 - Fonte: Assessoria - Foto: Divulgação

Núcleo do Morhan de Alta Floresta recebe impressora 3D do programa Mato Grosso em Redes: Cuidado Integral em Hanseníase

Nesta terça-feira, 17,  às 09h00, o núcleo do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) de Alta Floresta (MT), recebe o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, a presidente da Alliance Against Leprosy (ALL), Dra. Laila de Laguiche, e a equipe técnica da Coordenação de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria Estadual de Saúde/MT para a implementação da sapataria multidimensional, que acaba de ganhar uma impressora 3D, conquista do projeto e parceria da ALL com a SES-MT chamado "Mato Grosso em Redes: Cuidado Integral em Hanseníase". 

Desde 2008 a sapataria realiza o trabalho de fabricação de adaptação de palmilhas e calçados para pessoas atingidas pela hanseníase, atendendo não só Alta Floresta, mas várias outras cidades do entorno. A hanseníase tem como um de seus sintomas a perda de sensibilidade nos membros, por isso é importante que o pé neuropático receba o cuidado de prevenção. "O sapato e palmilha ortopédicos bem feitos, previnem ferimentos e amputações. Então, além da melhora da qualidade de vida dos pacientes, esse é um investimento para o sistema de saúde, para que a trabalhemos mais na prevenção", afirma Custódio. 

Segundo dados do Indicador de Hanseníase do governo federal, no Mato Grosso, em 2009, o total de casos de pessoas afetadas pela hanseníase era de 2.793 pessoas, e dez anos depois, em 2019, segundo o último registro, esse número quase dobrou e totalizou 4.424 casos, sendo 179 dos casos do ano passado, em crianças menores de 15 anos. Vale ressaltar que Mato Grosso tem o maior índice de incidência da doença no país. 

O Núcleo do Morhan de Alta Floresta completou neste domingo, 15, um ano de fundação e já encaminha grandes conquistas para os usuários dos serviços de saúde pública da região. Segundo o fisioterapeuta, responsável pela sapataria e coordenador do Núcleo do Morhan de Alta Floresta, André Luiz de Brito "com a impressora 3D, o processo de confecção e produção das palmilhas será mais rápido e preciso". Por conta da pandemia, este encontro se dará sem a participação da comunidade e seguindo todas as recomendações do protocolo de retomada das atividades presenciais do Morhan. 

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.