buscar
Alta Floresta - MT, 08 de dezembro de 2019. 13:57
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

Menu

SAÚDE

Médicos de Alta Floresta indicam atividades físicas para o equilíbrio do corpo e da mente

01/11/2019 - 05:04 - Fonte: Assessoria - Foto: Divulgação

Médicos de Alta Floresta indicam atividades físicas para o equilíbrio do corpo e da mente

As pessoas estão cada vez mais buscando alimentar-se bem, dormir melhor e praticar atividades físicas para ser mais saudáveis. Estes e outros hábitos, como reunir os amigos, nos ajudam a manter uma vida feliz e duradoura. Algumas pequenas mudanças em sua rotina como implementar ações que te deixem mais ativo são os maiores bens que você pode fazer para o corpo e a mente.

De acordo com ortopedista e traumatologista Franthiesco Zambon, a principal meta de muitos é o equilíbrio do corpo e da mente. “Não há nada mais indicado para esse equilíbrio do que a atividade física. Uma corrida pode ir além da melhora do quadro cardiopulmonar, fortalecimento muscular e redução de peso. Ela pode te conectar com o mais importante, você mesmo e pode lhe trazer autoconhecimento”.

Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo somam uma lista extensa. Dizer não ao sedentarismo significa afastar diversas doenças e dão mais disposição e energia. Para colher todos esses benefícios, basta caminhar. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e o que é melhor ainda essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes.

Segundo a médica Fernanda Sutilo, as pessoas se espantam quando prescreve exercício físico. “Muitos esperam resolver seus problemas de saúde a base de medicamentos e procedimentos cirúrgicos e causa espanto aos pacientes quando prescrevo atividade física, repouso e alimentação saudável”. 

O sedentarismo é a principal doença de muitos pacientes e proporciona o agravamento de enfermidades cardiovasculares e ligadas ao metabolismo tais como diabetes, hipertensão e obesidade, por isso, é necessária a realização de check-ups e exames de sangue todos os anos, principalmente para quem tem mais de 40 anos.

Franthiesco ainda mencionou que a atividade física traz grandes benefícios ao corpo e o principal deles, pelo ponto de vista ortopédico, é o fortalecimento da musculatura que protege as articulações. “Os músculos são estabilizadores extrínsecos da grande maioria das articulações, trazendo maior estabilidade, reduzindo a dor e o ‘desgaste’ (osteoartrose). Diminuindo assim dores no joelho, lombar, quadril e ombros, melhorando a qualidade de vida e facilitando algumas atividades ou movimentos que causariam dor no passado”.

Já a Fernanda conta que em municípios que não possuem uma infraestrutura de lazer com parques, pista de caminhada e opções de esportes, grande parte da população sofre com depressão passando a viver a base de medicamentos antidepressivos e isoladamente, pois, não há opções para interagir com as pessoas. “Um dos principais tratamentos para a depressão é a interação do paciente com familiares e amigos. A prática de atividade física estimula a convivência que é essencial para a saúde de qualquer pessoa e em pouco tempo traz resultado positivo na recuperação do paciente, então, nunca se espante se seu médico lhe receitar exercícios”, finalizou.

Em breve, o Aquarela Hamoa Bairro Planejado Aberto oferecerá estruturas como orla esportiva e de lazer pertinho da natureza e com vista para o lago, onde você, sua família e amigos poderão praticar esportes todos os dias e melhorar a saúde. O bairro ainda contará com a clínica Aquarela Saúde que tem como objetivo reunir em uma só localidade mais de 15 médicos especialistas e vários serviços relacionados à medicina. O bairro, que está se formando, já conta com o IFMT e o condomínio fechado horizontal Hamoa Resort. Futuramente abrigará as novas sedes do Fórum, OAB, Promotoria e Defensoria. Novas empresas já estão em avançado processo de negociação para suas instalações ali também.

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.