quinta-feira, 18 abril, 2024
InícioECONOMIALinha de distribuição impulsiona desenvolvimento ao interligar Mato Grosso ao Pará

Linha de distribuição impulsiona desenvolvimento ao interligar Mato Grosso ao Pará

As populações de Vila Rica, Alto Boa Vista, Querência e outros municípios da região já podem contar com uma melhora significativa na qualidade da energia elétrica que chega em suas casas e comércios. 

A inauguração da Linha de Distribuição de Alta Tensão, que vai interligar a rede básica de Vila Rica (MT) à Santana do Araguaia (PA), garante tranquilidade para os negócios e a vida cotidiana dessas comunidades.

Com um aporte de R$ 83 milhões, a linha garante um fornecimento estável, diminui as quedas e aumenta a disponibilidade de energia. O empreendimento integra um pacote de investimentos que a Energisa vem fazendo em Mato Grosso para aprimorar os serviços e contribuir com o desenvolvimento da região. O Estado é o maior exportador de soja do Brasil e tem grande relevância na produção de milho e algodão. Com uma rede elétrica confiável, a estimativa é que mais indústrias se instalem na região, movimentando a economia e a geração de empregos.

“O Araguaia está em forte crescimento econômico e a Energisa tem trabalhado para trazer maior confiabilidade ao sistêmico elétrico que a região precisa. Para nós, é muito importante que as localidades onde atuamos se desenvolvam. E o investimento feito, pensando no futuro e na possibilidade de crescimento de todos os municípios da região do Araguaia, beneficiará  155 mil unidades consumidoras", avalia o Gerente da área de Planejamento e Orçamento da Energisa Mato Grosso, José Nelson Quadrado Junior.

Além de levar energia limpa e de qualidade para a população, proporcionando conforto e qualidade de vida, a linha dará suporte para a implantação da universalização da eletrificação rural, uma grande necessidade da região. Ela será o terceiro ponto de suprimento de rede básica, que vai se interligar às subestações de Barra do Peixe e Canarana.

“Com esse terceiro ponto, conseguimos reforçar o fornecimento e evitar problemas de oscilações e interrupções no fornecimento de energia, além disso, a capacidade dela é o dobro da que já existe”, explica Luciano Vogel, Gerente de Linhas e Subestações. A inauguração da linha está prevista para o final de novembro, e já se encontra em fase de testes finais.

Meio ambiente

O meio ambiente foi uma das grandes preocupações com o empreendimento. O traçado da linha de distribuição priorizou áreas já abertas ou cultivadas para reduzir o impacto nas áreas de vegetação nativa. Além disso, os resíduos gerados na supressão vegetal durante a obra tiveram destinação correta com reflorestamento de área equivalente.

 

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo