buscar
Alta Floresta - MT, 05 de abril de 2020. 05:07
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

CULTURA

Festival de Teatro em Alta Floresta segue até a próxima sexta-feira

09/12/2019 - 14:45 - Fonte: Fernando Zilio/Assessoria - Foto: Dizão Leão

Festival de Teatro em Alta Floresta segue até a próxima sexta-feira

O primeiro final de semana do 8º Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, que está sendo realizado em Alta Floresta/MT movimentou a cidade e as ações programadas para acontecer até a próxima sexta-feira prometem deixar essa edição do festival registrada na memória dos espectadores.

Até sexta-feira outras 15 atrações, em 06 espaços distintos da cidade, serão ofertadas gratuitamente para a população.

A terça-feira, dia 10/12, começa com a realização de uma edição da Tertúlia Teatral, às 9h no Espaço Cultural TEAF. A última acontecerá no dia 13/12 também às 9h da manhã, mas desta vez no Barracão de Flores, localizada na Comunidade Guadalupe. O cortejo cênico CAPETIM do Grupo Teatro Imaginário Maracangalha que convida os transeuntes a fazer parte dessa experiência, acontece às 17h30 na Praça da Igreja Bom Pastor e a noite, às 20h30, o Grupo Teatral Faces Jovem, de Primavera do Leste/MT, apresenta o espetáculo ‘Elefante’ no Espaço Cultural TEAF. “Este é mais um espetáculo que coloca na pauta discussões sobre o universo feminino”, diz Wesley Ramos que compôs a equipe de curadoria desta edição.

Na quarta-feira, dia 11/12, o Faces Jovem retorna aos palcos, desta vez às 9h da manhã, para apresentar o espetáculo ‘O Acordo’ que tem como pano de fundo os embates entre alunos de uma mesma sala de aula, pondo em dúvida sobre a possibilidade de lutarem juntos por uma mesma pauta totalmente. No finalzinho da tarde, às 18h30 no SISCOS, localizado na Praça da Cívica, o mesmo grupo encerra sua participação no festival, apresentando uma releitura da obra de Shakespeare. Em ‘Romeu e Julieta – para os avisados’ os atores, não foram avisados, não foram consultados e não foram respeitados. Agora, eles precisam salvar o final da história! Às 20h30 no Espaço Cultural TEAF acontece ‘Hamlet Cancelado’ que também é inspirado na obra do escritor inglês, o ator Vinícius Piedade de São Paulo/SP, traz para a cena a história daquela que seria ‘a maior montagem de Hamlet na cidade’ que, inconformado com o cancelamento da peça que sonhava em participar, decide construir por conta própria sua adaptação.

No dia 12/12, quinta-feira, o Grupo Teatral Fulcro Abstração do Instituto Federal de Alta Floresta, apresenta o espetáculo ‘Agro Negócio’ às 9h no Espaço Cultural TEAF. Na encenação, várias vozes apresentam os contrastes entre o lucro exorbitante obtido por meio de salários irrisórios e condições de trabalho sórdidas e desumanas, um quadro contundente do Brasil. Às 20h30 também no Espaço Cultural TEAF o espetáculo ‘TaiChiBanana’ do Grupo Tibanaré de Cuiabá/MT, aborda as boas práticas na busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual. Cômico e interativo, o espetáculo envolve o público através de acontecimentos em série com traços de realismo fantástico.

Na sexta-feira, último dia do festival, a Theatro Fúria de Cuiabá/MT, apresenta às 14h a intervenção cênica ‘A Furiosa Máquina Historiadora’ no centro da cidade, próximo à Caixa Econômica Federal. Inspirada nos antigos monóculos fotográficos onde se via uma foto por dispositivo, o espetáculo utiliza um monóculo gigante onde se mostra quantas gravuras forem necessárias para se ilustrar a história que se conta através de gravação de áudio reproduzida diretamente ao ouvido do expectador por meio de fones de ouvidos. Infinitas histórias se podem exibir na Furiosa Máquina Historiadora, e o seu cardápio de causos é escolhido pelo expectador, por meio de gravuras dentro dos monóculos fotográficos originais. Às 15h30 o Grupo Tibanaré apresenta na Escola Jardim Universitário, ‘Palhaçando’, prometendo divertir a criançada já que é um espetáculo de palhaços composto por uma série de esquetes cômicas.

À noite, no Espaço Cultural TEAF acontecem as últimas ações do Festival. ‘O Pirata & Deus’ às 20h30 com Theatro Furia. Na sequência, o ‘Show Pátria Amarga Brasil’ com o Grupo Musical Psiconáuticos de Alta Floresta e a intervenção cênica ‘Memórias Barrentas de Barros’ de Vinícius dos Santos de Cuiabá/MT, acontecem simultaneamente às 21h30. E marcando o encerramento do festival, haverá a inauguração do painel grafitado pelos artistas Babu e Sampa ao longo da execução do festival, na fachada do Espaço Cultural TEAF.

“Estamos imensamente felizes em ofertar para a população de Alta Floresta, uma programação tão diversificada. As entradas gratuitas e espetáculos acontecendo em vários pontos da cidade, colaboram fortemente com o acesso aos bens culturais. Cultura e Arte tem poder transformador em uma sociedade. É isso que buscamos!”, finaliza Elenor Cecon, diretor de produção do festival.

O 8º Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense tem o patrocínio do Governo do Estado do Mato Grosso, através Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer.

A programação completa poderá ser acessada na página do grupo no Facebook www.facebook.com/teatroexperimentaldealtafloresta ou pelo site www.teatroexperimental.com.br

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.