quinta-feira, 18 abril, 2024
InícioCIDADESEvento marca lançamento oficial do VI Festival Sabores da Floresta

Evento marca lançamento oficial do VI Festival Sabores da Floresta

Foi realizado na noite de ontem, quinta-feira (06), o lançamento oficial da sexta edição do Festival Sabores da Floresta. O evento reuniu empresários do setor gastronômico, lideranças políticas e sociedade que prestigiaram o maior evento culinário de Alta Floresta.

Realizado pela AEGAF (Associação dos Empresários da Gastronomia de Alta Floresta), o Festival será realizado nos dias 05, 06 e 07 de julho no espaço da praça da Cultura (praça do avião).

O evento contará com a presença de 17 empresas do setor de alimentação, que apresentarão pratos exclusivos. O Festival ajuda a consolidar a cidade como referência da boa culinária no Estado, o estabelecimento participante deve apresentar um prato inovador com ao menos dois ingredientes da região.

Conforme a organização, para este ano, além do Festival, outras ações serão realizadas entre elas cursos, qualificação profissional e melhoria na qualidade de atendimento.

O Festival também contará com apresentações culturais, outra novidade é a presença de chef´s renomados interagindo com público.

“Todas as noites nós vamos ter um chef fazendo uma aula show, interagindo com o público, algo diferenciado par ao evento, além disso, as empresas entenderam o objetivo do festival e a cada edição elas tem melhorado com relação a qualidade, prato oferecido, que é o prato principal do evento”, disse Ricardo Pagnocelli, tesoureiro da AEGAF.

O VI Festival Sabores da Floresta é aberto ao público e proporciona ao frequentador a oportunidade de saborear pratos exclusivos e de qualidade.

Produtos locais

Para a composição dos pratos, o VI Festival Sabores da Floresta firmou parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV), onde os produtos da região serão fornecidos por produtores familiares atendidos pelo projeto Redes Socioprodutivas.

O projeto nasceu com o objetivo gerar incentivos econômicos e sociais para agricultores familiares inseridos em cadeias de valor sustentáveis que contribuem para a conservação do bioma amazônico em seis municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado de Mato Grosso.

Atualmente são 20 organizações (associações e cooperativas) engajadas na proposta, representando cerca de 600 famílias de agricultores, em propriedades que somam quase 14.000 hectares no total e estão inseridas em 6 cadeias de valor: Cacau, Babaçu (Attalea speciosa), Castanha do Brasil, Legumes e frutas, Café e Leite. Para que a produção sustentável apresente vantagem competitiva e escalabilidade na região, buscamos criar modelos produtivos eficientes e agroecológicos, combinados com modelos de negócios apropriados a produção familiar.

 

Fonte: Redação Notícia Exata – Foto: Clay Jr.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo