buscar
Alta Floresta - MT, 12 de dezembro de 2019. 07:54
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

Menu

ESPORTE

Do poker ao futebol: quem são os atletas do Mato Grosso que estão se destacando em 2019

22/11/2019 - 04:09 - Fonte: Assessoria / Foto: Bicanski

Do poker ao futebol: quem são os atletas do Mato Grosso que estão se destacando em 2019

Foto: Danielcuei “Fábio (foto) é um dos maiores esportistas do Mato Grosso da história”

Com o fim do ano se aproximando, o momento é perfeito para realizar uma retrospectiva sobre o que melhor ocorreu no mundo esportivo em 2019.

Para Mato Grosso, terceiro maior Estado em extensão territorial no Brasil, o ano foi recheado de grandes feitos individuais para os atletas mencionados neste artigo.

Rafael Tolói — futebol

Nascido na cidade de Glória D’Oeste, Rafael Tolói começou sua carreira como uma promessa no Goiás e estreou no profissional em 2008, quando tinha apenas 18 anos. Os anos se passaram e Tolói foi de revelação a um dos principais zagueiros do país atuando com a camisa do São Paulo. Em 2015, o mato-grossense se transferiu para o Atalanta, da Itália.

Com a camisa azul e preto do time italiano, Tolói se consolidou como um dos principais jogadores do sistema defensivo da equipe. O Atalanta vive uma das suas melhores fases da história recente e nesta temporada está disputando a Champions League.

Aos 29 anos, Tolói está no auge da carreira, mas ainda espera uma oportunidade de ser convocado por Tite na Seleção Brasileira. Apesar de ter nascido no Mato Grosso, Tolói se formou nas categorias de base dos Goiás e não chegou a atuar consistentemente por uma equipe mato-grossense.

Henrique Logrado — poker

Além da bola redonda, o esporte da mente também é popular no Estado e Henrique Logrado é um dos grandes representantes mato-grossenses no poker disputado pela internet.

Os jogos de poker vieram de maneira natural para Logrado, que hoje está entre os 100 melhores do Brasil na modalidade que é disputada pela internet. Conhecido nas mesas online como “RickLogrado”, o jogador de Cuiabá tem aproximadamente US$ 780 mil ganhos em sua carreira.

Apesar de não ser sua especialidade, ocasionalmente o mato-grossense pratica em torneios ao vivo — principalmente os do Brazilian Series of Poker (BSOP). Mais cedo no ano, Logrado atingiu o auge de sua carreira ao ficar entre os 50 melhores do país no ranking nacional online.

Fábio — futebol

Não tem sido o melhor ano da carreira do consagrado goleiro Fábio. Pelo Cruzeiro, ele já foi eleito duas vezes o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro. Aos 39 anos, o natural da cidade de Nobres continua como titular do time mineiro.

Em um ano em que Fábio teve que batalhar com lesões, o jogador se recuperou no segundo turno e é um dos responsáveis pela boa fase recente da defesa Celeste. Ele já está no Cruzeiro há 14 anos e é amplamente reconhecido como maior goleiro da história do clube.

Assim como Rafael Tolói, o goleiro Fábio não teve uma formação de base no Estado do Mato Grosso e viveu na cidade de Nobres até o início da década de 1990. Quando tinha 11 anos, ele e sua família foram para Aparecida do Taboado (Mato Grosso do Sul).

Ao se destacar nos jogos escolares em Mato Grosso do Sul, Fábio começou a buscar clubes para iniciar sua carreira. Tudo começou nas categorias de base do União Bandeirante, do Estado do Paraná, em 1997.

O goleiro fez a sua estreia profissional aos 17 anos no União Bandeirante, antes de se transferir em 1998 para o Athletico Paranaense. Já na parte final da carreira, é muito provável que Fábio se aposente no Cruzeiro e com o recorde de maior número de atuações com a camisa do clube mineiro.

Ana Sátila Vieira Vargas — canoagem

Foto Bicanski “Canoagem foi um dos destaques do Brasil no último Pan”

Os Jogos Pan-Americanos deste ano disputados em Lima foram históricos para a delegação brasileira, que atingiu o auge em número de medalhas e o Mato Grosso teve participação nisso.

A canoísta mato-grossense Ana Sátila Vieira Vargas, de 23 anos, fechou sua participação nos Jogos com duas medalhas de ouro. As conquistas vieram nas categorias C1 slalom feminino e K1 extremo.

A ótima participação nos Jogos foi mais uma confirmação da grande fase vivida pela jovem atleta. Hoje, ela está em terceiro em sua modalidade no ranking mundial e ocupa a parte de cima do ranking há aproximadamente cinco anos.

Se destacar nos Jogos não é novidade para Ana, que também obteve uma medalha de ouro em 2015, na edição disputada em Toronto. Na ocasião, a atleta mato-grossense venceu na categoria C1.

“Esse Pan vai entrar para a história. Estou muito feliz. Esse circuito é muito difícil, então estou muito, muito contente, tive uma boa vantagem. Na semi também foram oito segundos. Fiquei focada em continuar minha descida e fazer uma prova sem penalidades, fiquei muito feliz por ser tanto tempo”, afirmou a atleta após as vitórias no Pan de 2019.

Ana é uma das esperanças de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2020, visto que ela já tem vaga confirmada para a edição do ano que vem em Tóquio.

Madson Siqueira Silva Neto — fisiculturismo

Mato Grosso também tem destaque individual na modalidade de fisiculturismo. Atleta cuiabano, neste ano Madson Siqueira Silva Neto conquistou a primeira colocação de um campeonato nacional realizado em Balneário Camboriú (Santa Catarina).

O feito ocorreu em outubro deste ano, no chamado “Sardinha Classic”. Além de ter conquistado o primeiro lugar, ele ficou em segundo e terceiro em outras categorias.

3º sargento na Polícia Militar de Mato Grosso, Madson iniciou sua trajetória no fisiculturismo em 2015 e retornou à prática neste ano.

Além de Madson, o campeonato nacional desse ano contou com outros seis atletas do Mato Grosso — entre 500 participantes.

“Eu vejo isso como uma disputa contra eu mesmo. Antes quando eu iniciei estava desmotivado, mas agora voltei com tudo e já estou até me preparando para o próximo campeonato que será em dezembro. Durante o tempo que eu não pratiquei fisiculturismo, eu sempre me policiei nas alimentações e exercícios”, disse o atleta.

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.