quinta-feira, 28 março, 2024
InícioSAÚDECOVID-19: Laboratório do IFMT de Alta Floresta deve começar a operar a...

COVID-19: Laboratório do IFMT de Alta Floresta deve começar a operar a partir do dia 10, resultados devem sair em 72 horas

Entre os dias 10 e 12 de julho, o laboratório de exames do COVID-19 implantado no IFMT de Alta Floresta deverá operar oficialmente.

A informação foi confirmada ao Notícia Exata pelo diretor do IFMT de Alta Floresta, Júlio César Santos, na manhã desta quarta-feira (01).

De acordo com Júlio já foi acordado junto ao Laboratório Central do Estado (LACEN) o funcionamento da unidade, inclusive com a definição das normas de trabalho.

“Estamos aguardando a elaboração do termo que será feito pelo LACEN de Cuiabá e a previsão é de que entre os dias 10 e 12 de julho o laboratório esteja funcionando”, disse Júlio.

Com o funcionamento do laboratório, os exames coletados nos municípios da região (Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás, não serão mais enviados para Cuiabá e sim processados no IFMT de Alta Floresta, o que deve acelerar o resultado dos exames.

A previsão é de que os resultados estejam prontos em até 72 horas, hoje, em média os municípios esperam de 15 a 20 dias para que os resultados dos testes retornem da capital.

No primeiro momento serão realizados 10 mil exames, destes, cinco serão específicos para prefeituras da região e outros cinco mil ficarão à disposição do LACEN, mas todos para atender os seis municípios da região.

Os equipamentos do laboratório já estão no IFMT e foram adquiridos pela prefeitura de Paranaíta, o IFMT comprou os reagentes e o Consórcio Intermunicipal de Saúde ainda está realizando a compra dos materiais que ficou estabelecido para serem fornecidos.

O projeto foi idealizado pelas professoras Doutoras Laila Natasha Santos Brandão e Mônica Caroline Pavan Cassel, do IFMT de Alta Floresta.

Além da parceria com os municípios do consórcio intermunicipal de saúde, também foi buscado recurso junto ao Ministério Público do Trabalho, SETEC e ao CONIF (Conselho dos Reitores dos Institutos Federais), o próprio IFMT também irá entrar com parte do recurso. O Ministério Público Estadual também está apoiando o projeto juntamente com as Pró Reitorias de Administração e Extensão do IFMT, Campus Cuiabá.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo