buscar
Alta Floresta - MT, 29 de novembro de 2020. 11:40
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

CIDADES

Corpo de Bombeiros realiza captura de ouriço-cacheiro em bairro do centro de Alta Floresta

06/11/2020 - 10:58 - Fonte: Redação Notícia Exata - Foto: Divulgação

Corpo de Bombeiros realiza captura de ouriço-cacheiro em bairro do centro de Alta Floresta

Na noite de ontem, quinta-feira (05), por volta das 19h00 a Central de Operações da Companhia de Bombeiros de Alta Floresta foi acioanda para retirar um ouriço-cacheiro em uma residência localizada na rua D-6, setor D, centro de Alta Floresta.

No local a dona da casa mostrou que o animal estava num vigamento em uma área gourmet aos fundos da residência.

Utilizando-se um cambão, foi realizada a captura do ouriço-caixeiro e o colocou numa gaiola de abrigo provisório e transporte de animais silvestres. 

Na manhã desta sexta-feira (06), uma guarnição providenciou a soltura do animal em uma reserva florestal distante do núcleo urbano.

CURIOSIDADES SOBRE O ANIMAL

É um animal noturno e crepuscular, isto é, saem à noite para procurar alimento, principalmente frutos. Tanto é que esta captura feita pelo Corpo de Bombeiros foi realizada depois das 19h00. 

O porco-espinho é arborícola, movimentando-se muito bem entre as árvores. Uma característica que potencializa a destreza deste animal em se locomover no estrato superior é que utiliza sua cauda para fixar-se nos galhos de árvores, funcionando como uma espécie de quinto membro, de forma semelhante aos macacos.

Apesar de poder trazer preocupação a quem se deparar com o ouriço-cacheiro, em razão de não conhecer o animal e pelos espinhos (pelos modificados) que recobrem seu corpo, é um ser silvestre muito pacífico. Os acidentes ocorrem somente pelo contato com seus pelos espinhosos, sendo muito comum acidentes com cães que são feridos ao avançarem no ouriço. 

Considerando que a fauna silvestre é de propriedade do Estado, tendo proteção legal quanto à sua preservação, o procedimento a se adotar quando encontrar estes animais em áreas urbanas é acionar-se o Corpo de Bombeiros Militar ou órgão ambiental que preste o trabalho de captura e translocação de animais silvestres.

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.