buscar
Alta Floresta - MT, 21 de setembro de 2019. 22:14
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

Menu

AGRONEGÓCIOS

Comitê Consultivo realiza etapa da campanha MT contra a Brucelose em Alta Floresta no dia 29

23/07/2019 - 09:19 - Fonte:

Comitê Consultivo realiza etapa da campanha MT contra a Brucelose em Alta Floresta no dia 29

Alinhado com as diretrizes estratégicas do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), o Comitê Consultivo sobre Brucelose Bovina de Mato Grosso, o qual a Federação Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) faz parte, está realizando as primeiras ações da campanha “Mato Grosso contra a Brucelose”.

A Famato vai percorrer junto com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) e Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), 14 municípios do estado até o dia 7 de agosto, com o intuito de intensificar o trabalho de educação sanitária, o conhecimento dos produtores rurais e promover melhor qualidade da vacinação contra a brucelose no estado.

Alta Floresta receberá os trabalhos no dia 29 de julho, em ação a ser realizada na sede da CDL, a partir das 19h30.

“O nosso objetivo é contribuir para a diminuição da prevalência da doença no estado. Incentivar o produtor a desenvolver ações voluntárias de controle a brucelose, como a Vacinação de Cobertura utilizando a vacina RB51 nas novilhas e matrizes antes da estação de monta com a orientação técnica do médico veterinário”, apontou o analista de pecuária da Famato, Marcos de Carvalho.

A cartilha do vacinador será utilizada nos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) que foram validados por uma Portaria do Indea que prevê a qualificação de novos vacinadores e a atualização dos profissionais que já fizeram o curso.

Para os médicos veterinários o material será distribuído pelo CRMV-MT e os pecuaristas receberão durante as visitas nas propriedades rurais de Mato Grosso. O Indea estima percorrer mais de 13 mil fazendas em Mato Grosso.

O trabalho de educação sanitária será mais intenso nas propriedades de pecuária de corte, com ação especifica voltada para as que possuem acima de 200 matrizes. O plano propõe aos produtores rurais uma ação voluntária de vacinação de cobertura utilizando a RB51, o exame e eliminação de matrizes brucelicas, além de cuidados com a movimentação de animais. A ideia é ampliar a proteção do rebanho e reduzir a contaminação das pastagens.

HISTÓRICO DA DOENÇA EM MT – Um estudo realizado em 2002 demonstrou uma prevalência de brucelose em Mato Grosso de 41,2% de focos e 10,2% de animais. No mesmo ano, o Serviço Veterinário Oficial iniciou as ações preconizadas no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose com implantação do programa de vacinação e ações complementares para diminuir a prevalência da brucelose bovina no estado.

Em 2014, um segundo estudo analisou novamente a situação da brucelose bovina que revelou uma prevalência de 24% de focos e 5,1% de animais, uma redução significativa em relação ao estudo realizado em 2002. Mas os resultados demonstram valores de prevalências de focos ainda expressivos em todo o estado.

Produtores rurais

29/07 - Alta Floresta (19h30 às 21h30)

Fonte: Ascom Famato - Foto: Divulgação

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.