buscar
Alta Floresta - MT, 13 de dezembro de 2019. 16:54
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

Menu

CIDADES

Câmeras de projeto flagram Jaguatirica em fazenda localizada à 4 km de Alta Floresta

30/11/2019 - 14:48 - Fonte: Redação Notícia Exata - Foto: Reprodução

O projeto Fauna da Amazônia vem sendo desenvolvido desde agosto de 2019 em Alta Floresta e região e tem como objetivo, trabalhar a percepção da população sobre as riquezas naturais que temos na região, riquezas estas que já geram renda por meio do turismo.

De acordo com Eldile Edson, engenheiro florestal e servidor do IFMT e responsável pelo projeto Fauna da Amazonia, o projeto implantou câmeras em propriedades da região, com o objetivo de registrar a movimentação da fauna, flagrando os animais em momentos inusitados e também registrando sua rotina.

No último dia 28 de novembro, câmeras instaladas na Fazenda Anacã, à 4 km do perímetro urbano de Alta Floresta flagraram uma Jaguatirica (Leopardus pardalis).

Esta é a terceira vez que o animal é filmado pelo projeto. O primeiro registro ocorreu em agosto, posteriormente no dia 15 do mês de novembro o animal voltou a ser flagrado.

A jaguatirica caça animais de pequeno porte como aves, tatus, macacos, peixes, entre outros. Ela está ameaçada de extinção, sobretudo pela caça esportiva e pelo fato de que muitas vezes ataca animais domésticos e acaba sendo morta.

Além da jaguatirica, já registramos esquilos, antas, quatis, cachorro do mato, macacos, tamanduá mirim, Irara, entre outros animais.

A jaguatirica pode ser confundida facilmente com uma onça, podendo chegar ao tamanho de um cachorro médio (aproximadamente 16 kg).

Conforme Eldile, que também é servidor público, o projeto tem o objetivo de trabalhar com educação ambiental, visitando propriedades nas redondezas de Alta Floresta, orientando produtores sobre a importância dos bichos para a manutenção de um ecossistema equilibrado. O projeto não é ONG, mas sim uma iniciativa pessoal.

Para quem quiser acompanhar o projeto, pode acessar a página nas redes sociais (facebook e YouTube).

Temos um canal no YouTube e página no Facebook onde divulgamos os registros.

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.