buscar
Alta Floresta - MT, 21 de setembro de 2019. 22:35
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

Menu

CIDADES

Bombeiros participam em Colíder de palestra de conscientização sobre a prevenção do suicídio

10/09/2019 - 05:03 - Fonte: Sérgio Ober/Assessoria - Foto: Cerest Colíder

Bombeiros participam em Colíder de palestra de conscientização sobre a prevenção do suicídio

O efetivo da 12ª Companhia Independente de Corpo de Bombeiros Militar de Colíder participou na sexta-feira (06.09), no auditório da Previ Líder, de uma palestra de conscientização sobre a prevenção do suicídio, ministrada pela médica Juliana Acosta.

O evento foi promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora do Cerest, Gleice Pavoni, diz que os profissionais das áreas da saúde e segurança, como policiais militares e bombeiros, estão no topo ranking das categorias onde há maior ocorrência de suicídio.

Neste mês acontece a campanha do Setembro Amarelo, implantada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta é associar a cor do mês ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.

ORIENTAR PARA PREVENIR

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente um milhão de pessoas se matam a cada ano. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Conforme a médica Juliana Acosta, a primeira medida preventiva é a educação e perder o medo de falar sobre o assunto. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade, ajudar as pessoas e reduzir o número de casos. 

O suicídio é um fenômeno complexo, mas é importante reconhecer os sinais de alerta. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda. 

“Em Colíder, tivemos um aumento significativo de pessoas com pensamentos suicidas, tentativas de suicídios, principalmente de adolescentes. Recentemente, aconteceram dois suicídios em um curto espaço de tempo”, comenta Gleice Pavoni. “A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental”, alerta a coordenadora do Cerest de Colíder.

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.