buscar
Alta Floresta - MT, 17 de novembro de 2019. 03:06
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

Menu

EDUCAÇÃO

Alunos da escola Ouro Verde de Alta Floresta participam de torneio de robótica em Cuiabá

03/08/2019 - 05:19 - Fonte:

Alunos da escola Ouro Verde de Alta Floresta participam de torneio de robótica em Cuiabá

Alunos da Escola Estadual do Campo Ouro Verde, localizada no município de Alta Floresta participam de um torneio de Robótica no Sesipark, em Cuiabá. O Serviço Social da Indústria (Sesi) é o operador oficial do torneio de Robótica no Brasil. O evento começou ontem, sexta-feira e prossegue neste sábado (03).

A equipe é composta por nove alunos, sendo seis do ensino fundamental e três do ensino médio. Coordenados pelas professoras Fabiana Batista, de matemática, e Silmaria Soares Simão, de Ciências Naturais e Biologia, os estudantes vêm se preparando desde 2018 para o evento, desenvolvendo oficinas na própria unidade escolar (veja mais sobre o assunto ao fim do texto).

Segundo Fabiana Batista, os alunos apresentarão um projeto de pesquisa relacionado a água e também oficinas relacionadas ao tema: apresentação do projeto na comunidade, programar as missões do robô, desenvolver o Projeto de pesquisa sobre a água e a confecção do painel de “core values” - que são valores adquiridos na equipe com o projeto.

“A nossa equipe está confiante, pois os alunos vão aproveitar esse momento. No evento em si, no torneio, seremos avaliados em três etapas”, destaca.  A avaliação começa com um painel de core values. Em um segundo momento, serão observados os robôs e a missão realizada. Na terceira fase, é verificado o projeto de pesquisa de cada grupo. A avaliação é feita de forma individual e também em equipe.

“Inicialmente, eu e minha colega professora, ficamos ansiosas e também preocupadas ao mesmo tempo, pois tínhamos uma formação mínima sobre o assunto. Mas no final, os alunos conseguiram realizar tudo o que foi proposto”, ressalta Fabiana.

A professora informa que essa é a primeira vez que a escola participa de um torneio de robótica. O convite para esse evento ocorreu mediante os resultados de outros projetos desenvolvidos e apresentados em concursos anteriores.

Ao final do torneio, os participantes receberão medalhas, pois a ideia não é competir para vencer, mas aprender com uma pedagogia ativa se divertindo.

Além de Alta Floresta, participam estudantes de Juína, Colíder, Campo novo dos Perecis e Confresa.

A Escola Estadual Ouro Verde é uma escola do campo, distante a 25 km de Alta Floresta. Tem 160 alunos de Ensino fundamental e médio.

Core Value

Os Core Values são as bases do programa da Fist Lego League (FLL) um programa internacional sem fins lucrativos, para jovens com idades de 9 a 14 anos, nos Estados Unidos e no Canadá, e de 9 a 16 anos nos demais países, incluindo o Brasil. Eles estão entre os elementos fundamentais que distinguem a FLL de outros programas.

Abraçando os Core Values, os participantes aprendem que a competição amigável e o ganho mútuo não são metas separadas e que ajudar uns aos outros é a base do trabalho em equipe.

 

Fonte: Adilson Rosa | Seduc MT  - Foto: Divulgação

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.