quinta-feira, 25 abril, 2024
InícioEDUCAÇÃOAlta Floresta: sem profissionais, creche reduz período de aula em turma maternal...

Alta Floresta: sem profissionais, creche reduz período de aula em turma maternal e pega pais de surpresa

Pais que tem filhos matriculados na turma Maternal I – A, da creche Laura Vicuña, em Alta Floresta, foram pegos de surpresa ontem, terça-feira (15), com um comunicado enviado junto aos seus filhos.

A escola informou que a partir daquela data (terça), a turma será dispensada às 14h00 devido à falta de servidores em sala de aula.

Pais entraram em contato com a redação do Notícia Exata, relatando que a medida além de não ser informada com antecedência, dificulta a vida de quem trabalha e não tem como buscar ou com que deixar os filhos a partir deste horário.

“Como que a secretaria de educação permite dispensar alunos de uma escola municipal de período integral dessa forma. Informa os pais sem nem um aviso prévio. Se deixamos as crianças é porque precisamos trabalhar”, disse uma mãe.

Na segunda-feira (13) não houve aula na unidade devido as comemorações relativas ao dia do professor.

Outro lado

Nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura e foi informada a situação ocorreu devido a duas Técnicas de Desenvolvimento de Educação Infantil (TDEI) estarem de atestado médico. Outra questão que agravou a situação é de que as pessoas que estão na lista de classificados do processo seletivo não aceitaram assumir a vaga. Em um único dia ao menos nove pessoas que estavam na lista de classificados do seletivo foram chamadas, mas não aceitaram assumir a função.

Sem auxiliares, a professora acabou ficando sobrecarregada e com isso, houve a decisão de reduzir o tempo de atendimento desta turma. Em cada sala ficam duas TDEIs e a professora.

Conforme a fonte, o salário oferecido gira em torno de R$ 2.080,00 para 30 horas semanais de trabalho divididas entre manhã e a tarde. A escola atende atuamente com turmas quatro maternais, todos com 20 alunos e em todas há um aluno especial, o que torna impossível juntar turmas.

Informações são de que uma das cuidadoras está de licença maternidade, o nascimento da criança foi prematuro (7 meses) e ficará de licença por 180 dias, já a segunda auxiliar tem licença médica de 90 dias.

Uma reunião deve ocorrer hoje, quarta-feira (16), na secretaria de educação para tentar encontrar uma saída para o problema. Enquanto isso não acontece, as aulas irão somente até as 14h00.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo