buscar
Alta Floresta - MT, 23 de junho de 2021. 05:30
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

EDUCAÇÃO

Alta Floresta: professores fazem curso de formação para produção de livros digitais

07/06/2021 - 11:21 - Fonte: Adilson Rosa Seduc-MT - Foto: Divulgação

Alta Floresta: professores fazem curso de formação para produção de livros digitais

Professores pedagogos participaram de um curso de formação com foco na produção de livros digitais. O evento foi realizado pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Alta Floresta (803 km ao norte da Capital). Cerca de 180 participantes conheceram os aplicativos storyjumper e livro digital.

Eles tiveram a oportunidade de montar seus próprios livros, colocando imagens e textos e transformaram os livros em PDF para compartilhar com os alunos. As oficinas foram elaboradas pelas professoras formadoras Iraci Sartori, Giselle Pupim Jorge Back e Nilceia Frausino.

Com tantas obras criadas durante a formação, os professores pensam em criar uma biblioteca virtual. Os livros ficarão à disposição dos seus alunos.

Segundo Giselle, a ideia foi possibilitar aos professores duas alternativas com o mesmo objetivo. Poderiam escolher o que mais chamasse a atenção para elaborar o livro.

“Passo a passo, os professores foram executando alguns comandos e questionando, sempre participando ativamente. O resultado foi o melhor possível, pois os professores descobriram que poderiam criar uma obra literária sem precisar ser impressa”, comemora a formadora.

Para expor os livros digitais, os professores criaram um padlet - uma ferramenta digital para construção de murais virtuais colaborativos.

Nova tecnologia

Para uma das participantes, a professora Erica Rinaldo, o curso abriu as portas para dominar a tecnologia, para uma nova fase em seu trabalho.

“Estou verdadeiramente apaixonada por esta ferramenta, muito prática, fácil de utilizar e dá para fazer coisas muito legais e atrativas para as crianças. Estou me atrevendo até em fazer áudio dos livros para os meus alunos. Dessa forma o benefício é para todos de um modo geral, mas principalmente meus alunos com necessidades educacionais especiais”, salienta.

Conforme a formadora Iraci, muitas produções contaram com a participação dos alunos durante as aulas. Outro destaque foi para alguns professores da sala de recurso multifuncional que criaram livros com a parceria das famílias dos alunos enviando fotos e informações.

“Muitos professores da EJA elaboraram livros em homenagem aos seus alunos. E outros contando histórias da infância ou mesmo sua biografia. O resultado é o melhor possível”, assinala.

Os coordenadores e os representantes das Secretaria Municipais também participaram dos encontros e criaram livros em parceria com os professores ou mesmo com algumas histórias ou eventos das escolas. Todos os livros elaborados pelos professores estão sendo lidos e comentados pela formadora Giselle.

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.