segunda-feira, 22 abril, 2024
InícioCIDADESAlta Floresta: inaugurada nova Estação Elevatória de Esgoto

Alta Floresta: inaugurada nova Estação Elevatória de Esgoto

A concessionária de serviços de saneamento básico, Águas Alta Floresta, e a Prefeitura Municipal inauguraram, na manhã desta quinta-feira (13 de junho) a Estação Elevatória de Esgoto Almeida Prado. Resultado do investimento de R$ 605 mil, moderna e 100% automatizada, a unidade entra em operação beneficiando, inicialmente, a 2 mil pessoas.

Localizada no bairro que deu origem ao seu nome, a Elevatória Almeida Prado é responsável por levar, a partir de agora, 400 mil de litros de esgoto doméstico por dia até a Estação de Tratamento de Esgoto, representando um importante ganho à preservação ambiental e à saúde da comunidade. A estação atende também ao bairro Araras.

Na solenidade de entrega da obra o Prefeito Asiel Bezerra de Araújo ressaltou o valor do saneamento básico como instrumento de prevenção em saúde. “Entregas como essa são fundamentais para a população de nossa cidade. Podem contar conosco para que, juntos, possamos sempre trabalhar para dar o melhor para a nossa comunidade”, pontuou.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Obras Públicas, Eloi Almeida e da vereadora Cida Sicuto, que enfatizou a importância da tramitação e aprovação, pela Câmara Municipal de Alta Floresta, do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

 

Com população aproximada de 52 mil pessoas (fonte: IBGE), Alta Floresta conta, atualmente, com 53% de cobertura dos serviços de esgotamento sanitário. A entrada em operação da EEE Almeida Prado eleva o índice de cobertura a 57%. No município, todo o esgoto doméstico coletado é devidamente tratado e, só então, é devolvido ao Rio Severo, dentro dos padrões determinados pela legislação ambiental.

A Estação Elevatória Almeida Prado foi projetada para acompanhar o crescimento do município de Alta Floresta, podendo chegar a beneficiar até 22 mil pessoas. “Nosso foco é colaborar com o desenvolvimento sustentável do município. Colocar a Elevatória Almeida Prado em operação e já preparada para assimilar futuro aumento de demanda evidencia nosso compromisso com a cidade”, declarou Andre Silva, diretor operacional da Águas Alta Floresta.

De acordo com o diretor, ainda este ano a concessionária dará início à construção de novas redes coletoras, fortalecendo o sistema de esgotamento sanitário dos bairros integrantes da região Cidade Alta. 

A entrada em operação da nova estação elevatória representa, no dia a dia, a ampliação da área contemplada com a prestação de serviços de esgotamento sanitário e a consequente elevação do número de residências e estabelecimentos comerciais aptos a serem conectados à rede coletora de esgoto.

“Esgoto tratado traz saúde, qualidade de vida e colabora fortemente com a preservação dos recursos hídricos. Uma cidade que investe esgoto pode, certamente, ser classificada como uma cidade responsável, madura e apta a permanecer crescendo de forma ordenada”, observou o diretor geral da concessionária, Luiz Fabbriani.

Profissionais da concessionária participaram do evento, que teve a presença do diretor operacional da Iguá Saneamento (controladora da Águas Alta Floresta), Péricles Weber.

 

Você sabia? 

Os sistemas de esgotamento sanitário são compostos por quatro etapas importantes e interligadas: coleta, afastamento (tráfego, bombeamento dos efluentes), tratamento e destinação dos efluentes.

No caminho de todo esse processo, do esgoto em sua origem até o tratamento final, as estações elevatórias exercem um papel extremamente importante, sobretudo em cidades de topografia predominantemente plana – como Alta Floresta.

Isso porque elas auxiliam no bombeamento do esgoto doméstico até a Estação de Tratamento de Esgoto, onde o material é tratado e, só então, devolvido aos rios.

 

Fonte: Assessoria – Foto: Divulgação

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo