buscar
Alta Floresta - MT, 21 de outubro de 2020. 03:31
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

POLÍTICA

Alta Floresta ganha segunda representatividade política na Assembleia Legislativa

14/10/2020 - 08:26 - Fonte: Assessoria - Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Alta Floresta ganha segunda representatividade política na Assembleia Legislativa

Tendo laços familiares e afetivos fortes com Alta Floresta, o deputado estadual Henrique Lopes (PT), que tomou posse na Assembleia Legislativa (MT), no último dia 30 de agosto - substituindo o deputado estadual Valdir Barranco (PT), de quem é primeiro suplente, retornou ao município em sua primeira agenda oficial. No domingo (11), o parlamentar participou de uma reunião com a diretora política, pedagógica e financeira do campus de Alta Floresta da Unemat, Ivone Vieira da Silva, para ouvir as demandas da instituição, que sofre com a falta de recursos. 

Entre as reivindicações, Ivone ressaltou a necessidade da construção de um prédio para os estudantes do curso de Direito, que atualmente têm aulas em salas cedidas pelo município. “O curso tem uma das maiores notas do Enade e segunda maior média de aprovação na OAB-MT desde que foi criado. Na última turma apenas três não tinham feito ainda. Isso sem sala de aula. Já passaram por três escolas municipais, quase que itinerante”. 

Os professores tentam conseguir um lote no bairro planejado Araquela Hamoa, onde funcionarão as sedes do Fórum, OAB-MT, Defensoria e Promotoria, formando um Complexo Jurídico, para que os estudantes possam aplicar, na prática, a teoria aprendida em sala de aula. 

“Hoje o nosso Núcleo de Pratica Jurídica é muito escondido, não está dentro da comunidade e não cumpre o papel de extensão, de atender a comunidade. Temos professores capacitados e alunos bem qualificados para dar andamento nesses processos. Estamos numa cidade que é referência na Amazônia Legal e nós do curso queremos ser também. Estamos em um laboratório social fantástico: conflitos agrários, direito ambiental e sustentabilidade”, explicou o coordenador do curso de Direito da Unemat, Paulo Saumazo. 

Após entrega de ofício, o deputado estadual deve fazer as indicações no plenário da Assembleia Legislativa. “É inadmissível que uma instituição do porte da Unemat esteja nessa situação de sucateamento. Foi onde estudei e sei da importância da pesquisa. Mesmo com a realidade precária, os professores e estudantes ainda conseguem apresentar bons resultados. Apesar da Educação Pública resistir, precisamos dar a devida atenção à ela, para que existam condições adequadas para o aprendizado”, falou Henrique. 

Retorno às origens 

O parlamentar revelou ter se emocionado com o retorno a Alta Floresta logo após a posse na Assembleia Legislativa. Ele se formou em biologia na Unemat do município, onde conheceu boa parte dos amigos que agora revê durante agenda oficial como deputado estadual. Nos próximos dias, Henrique deve passar por outras cidades do interior para fiscalizar condições de escolas para propor mudanças no Parlamento. 

“Para mim é muito emblemático estar em Alta Floresta como deputado estadual. Estive na cidade na época da campanha e tenho muito carinho por esse lugar. Minha mãe, minha irmã e minha filha moram no município. Sei que, dentro das limitações de um parlamentar, posso fazer muito pelos moradores de Alta Floresta. Nesses dois meses em que estarei na AL-MT, a cidade será lembrada em plenário”, conta.

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.