buscar
Alta Floresta - MT, 21 de setembro de 2019. 21:56
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

Menu

CIDADES

Alta Floresta: estudo irá avaliar percepção dos agricultores familiares sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar

02/09/2019 - 14:46 - Fonte:

Alta Floresta: estudo irá avaliar percepção dos agricultores familiares sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar

Durante o mês de agosto aconteceu, na Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias (FACBA) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Alta Floresta, a primeira reunião da equipe do Projeto de Pesquisa “Percepção dos agricultores familiares sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Alta Floresta”, coordenado pelo Prof. Dr. Delmonte Roboredo e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

O projeto tem por objetivo avaliar como está o acesso ao PNAE no município de Alta Floresta por meio da percepção dos envolvidos diretamente no processo. Para tanto, serão realizadas entrevistas com olhar qualitativo aos representantes da educação vinculados ao poder público (Municipal e Estadual), aos agricultores familiares e aos diretores de associações e cooperativas.

A priemira reunião de equipe teve o objetivo de iniciar o planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do projeto. Na ocasião foram niveladas informações, mapeadas as demandas imediatas e retirados os encaminhamentos necessários ao bom andamento das atividades.

De acordo com o coordenador Prof. Dr. Delmonte Roboredo, “pretende-se com essa pesquisa contribuir para a identificação dos gargalos e construir caminhos com os atores sociais, na perspectiva de superar os problemas e ultrapassar os 30% mínimos preconizados pela Lei 11.947/2009, por entender que esta política pública constitui importante instrumento para fixação do homem no campo”.  

Importante destacar que, dos alimentos servidos da merenda escolar, atualmente o município de Alta Floresta adquire 16% de produtos da agricultura familiar, valor este inferior ao estabelecido na legislação, assim como ao montante de outros municípios da Região Norte Mato-grossense.

A equipe do projeto é multidisciplinar e é composta por professores e acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da UNEMAT, Câmpus de Alta Floresta e Câmpus de Nova Mutum, Instituto Federal de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta, e da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP.

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Para maiores informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pode-se consultar o sítio eletrônico https://www.fnde.gov.br/programas/pnae

 

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.