buscar
Alta Floresta - MT, 08 de agosto de 2020. 17:18
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

CIDADES

Alta Floresta: Conselho Municipal de Saúde pública nota de esclarecimento e pede testagem rápida, Kits contra o COVID-19 entre outra ações

28/07/2020 - 04:59 - Fonte: Redação Notícia Exata - Foto: Arquivo Notícia Exata

Alta Floresta: Conselho Municipal de Saúde pública nota de esclarecimento e pede testagem rápida, Kits contra o COVID-19 entre outra ações

O Conselho Municipal de Saúde de Alta Floresta encaminhou ontem, segunda-feira (27), nota de esclarecimento onde destaca a preocupação com os efeitos da pandemia relativa ao COVID-19.

A nota traz detalhes as principais ações que o conselho está efetivamente desenvolvendo dentro da sua competência, através de reuniões presenciais quando possível, além de reuniões virtuais.

Entre as ações cobradas pelo Conselho Municipal de Saúde de Alta Floresta, estão medidas que de a publicação das ações tomadas pelo comitê gestor, inclusive com a criação de portal para divulgação de gastos, multas efetuadas e ações realizadas.

Além disso, o Conselho pede testagem em massa dos contaminados e os seus contatos que estiverem na mesma rede epidemiológica e uso para pacientes em fase inicial de Kits contra o COVID-19.

A nota também defende a compra de drones para fiscalização de aglomerações e distúrbios.

A nota encaminhada ainda detalha que o Conselho Municipal de Saúde é contra as medidas de lockdown, todavia, não se pode afrouxar os cuidados para que fatores de risco se sobressaiam aos cuidados de toda a população.

Confira nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Prezados cidadãos e cidadãs de Alta Floresta;

O Conselho de Saúde de Alta Floresta através do seu presidente, Edmar Silva, presta solidariedade a todos aqueles que estão sofrendo os efeitos graves dessa pandemia que assola a população mundial, principalmente aqueles que perderam seus entes queridos, aos quais externamos os nossos mais sinceros sentimentos, já aos hospitalizados deseja uma rápida e pronta recuperação.

Não podemos deixar de mencionar os empresários, independente do ramo de atuação, que estão sofrendo para manter seus negócios e por conseqüência manter os empregos da nossa população, a estes, o Conselho Municipal de Saúde espera sinceramente que mantenham a esperança em dias melhores que certamente virão, quando então o fluxo dos negócios será retomado e elevado a patamares normais, espera-se num breve espaço de tempo.

Assim, serve-se o Conselho Municipal de Saúde da presente Nota de Esclarecimento para compartilhar em detalhes as principais ações que o conselho está efetivamente desenvolvendo dentro da sua competência, através de reuniões presenciais quando possível, além de reuniões virtuais, demonstrando que esse Conselho não está alheio aos enfrentamentos da pandemia, jamais se omitindo das suas funções de grande relevância perante aos órgãos de saúde, sempre cobrando ações necessárias junto ao Poder Executivo Municipal. Dentre tantas outras ações do Conselho Municipal de Saúde, importante destacar as principais, veja-se:

  1. Publicação das ações tomadas pelo comitê gestor, inclusive com a criação de portal para divulgação de gastos, multas efetuadas, ações realizadas;
  2. Testagem em massa dos contaminados e os seus contatos que estiverem na mesma rede epidemiológica;
  3. Maior fiscalização de aglomerações e de eventuais descumprimentos das medidas de restrição social;
  4. Uso para pacientes em fase inicial de Kits contra o COVID-19;
  5. Compra de drones para fiscalização de aglomerações e distúrbios;
  6. Racionalização dos recursos humanos para ações preventivas, educativas e de fiscalização, sendo a barreira sanitária algo que ainda não trouxe resultados totalmente efetivos devido ao próprio comportamento do vírus, podendo usar esses profissionais nas ações finalísticas junto com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica;
  7. Que as decisões sejam tomadas com a mais ampla transparência possível, evitando quando possíveis ações unilaterais;
  8. Compra de EPIs, bem como pagamento de insalubridade ou incentivo para o pessoal da linha de frente, bem como o total apoio ao profissional, seja ele farmacológico ou psicológico;

Importante esclarecer que Reuniões virtuais fazem parte do nosso dia-a-dia, cientes de nossas responsabilidades e prioridades, estamos trabalhando incansavelmente para minimizar ao máximo a disseminação da COVID19 evitando assim o colapso do SUS.

Nunca é demais enfatizar, que a diminuição da propagação da pandemia depende de cada cidadão de Alta Floresta, fazendo o uso de máscaras, adotando medidas de higiene e limpeza que são amplamente divulgados, além do distanciamento social, sendo imprescindível o isolamento social dos casos suspeitos.

Necessário destacar a importância da não aglomeração de pessoas nos comércios e nos restaurantes como se tem observado nas últimas semanas, não menos importante alertar pelo perigo do compartilhamento de equipamentos de narguilé, cachimbos, cuias de chimarrão, cuias de tereré, tais cuidados são essenciais para evitar novos casos.

Ressaltamos que o Conselho Municipal de Saúde é contra as medidas de lockdown, todavia, não devemos e não podemos afrouxar os cuidados para que fatores de risco se sobressaiam aos cuidados de toda a população, por isso, o Conselho Municipal de Saúde conta com casa cidadão de Alta Floresta para que, com a colaboração de todos, possamos vencer esse momento trágico, minimizando ao máximo a dor do nosso semelhante.

Por fim, o Conselho Municipal de Saúde vem a público agradecer a todos os trabalhadores dos serviços essenciais que não estão medindo esforços para conter a pandemia, quais sejam: trabalhadores dos serviços considerados essenciais, empreendedores, caminhoneiros, porteiros, agentes de limpeza, guardas municipais, força policial, entregadores, etc.  Sem vocês, nosso trabalho e de toda a comunidade seria impossível.

Importante destacar o trabalho de excelência que os profissionais da saúde vêm desenvolvendo, não temos nem palavras para agradecer, vocês estão na linha de frente da batalha, se sacrificando por todos e, merecem, portanto, todo o nosso reconhecimento e agradecimento.

Muito obrigado pelo comprometimento de todos.

#FicaEmCasa se puder e conte conosco.

Conselho Municipal de Saude/AF

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.