buscar
Alta Floresta - MT, 17 de setembro de 2019. 04:37
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

Menu

CIDADES

Águas Alta Floresta diz que problema pontual comprometeu fornecimento de água e que investimentos estão sendo realizados

26/08/2019 - 06:08 - Fonte: Redação Notícia Exata - Foto: Arquivo Notícia Exata

Águas Alta Floresta diz que problema pontual comprometeu fornecimento de água e que investimentos estão sendo realizados

Nos últimos dias, moradores dos mais diversos bairros de Alta Floresta enfrentam problemas no fornecimento de água tratada em suas residências.

A falta de água levantou inúmeras dúvidas neste período de estiagem entre elas a possibilidade do racionamento do produto.

Na última sexta-feira (23), a redação do site Notícia Exata entrevistou o diretor da unidade em Alta Floresta André Silva, segundo ele, o problema foi ocasionado por uma troca de uma bomba que alimenta principalmente os bairros do centro da cidade e Cidade Alta.

Nesta troca, houve simultaneamente o registro um problema de fornecimento de energia elétrica, que resultou em uma condição operacional para reestabelecer o sistema de abastecimento.

“A troca desta bomba somada a pane elétrica, nós tivemos uma despressurização das redes e aí devido ao aumento de consumo, resultou esse problema, pois o sistema precisa de um tempo para recuperação”, pontuou.

André destacou que devido ao problema, somado ao aumento de consumo, não foi possível manter o volume de produção suficiente.

“A gente tem que deixar bem claro para a população é que não há, ainda neste momento problemas em recursos hídricos”, disse.

O diretor da Águas de Alta Floresta disse ao Notícia Exata que hoje o nível de reserva na captação é melhor do que anos anteriores.

Falta de Comunicação

Questionado sobre o porquê a empresa não alertou a população por meio de meios de comunicação sobre o problema, o diretor da unidade de Alta Floresta, acrescentou que o sistema estava em pleno funcionamento, sem qualquer tipo de problema e reconheceu que a empresa precisa melhorar este tipo de relacionamento com o consumidor.


“Sim, este é um ponto que vamos precisar melhorar nesta questão é um ponto que necessidade de melhoria sim e estamos dispostos a dar amplo conhecimento”, disse.

Consumo

Neste período de estiagem é comum o aumento no consumo. A empresa justificou que não há como monitorar este aumento repentino.

“Para se ter uma ideia, na semana passada o volume produzido foi 30% acima da semana anterior e este aumento repentino a gente tem uma dificuldade operacional de conseguir monitorar de quando ele vai ocorrer”, justificou.

A média de consumo de água tratada mensalmente em períodos fora de estiagem em Alta Floresta é de 200 mil m³, neste mês de agosto, antes de fechar o mês, a produção registrada já é de 210 mil m³.

Investimentos

A empresa está finalizando um projeto de modelagem hidráulica, que visa rever a infraestrutura e também o crescimento da cidade.

“A gente sabe que Alta Floresta cresce acima da média do estado, para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos passou pela companhia mais de 12 loteamentos que precisam ser incorporados no sistema”, revelou André.

Neste momento segundo a empresa, o problema não é a produção, mas sim de reservatórios para se ter água suficiente para o período de maior consumo.

Para isso a empresa irá investir em reservatórios em pontos estratégicos para enfrentar o aumento do consumo. Um estudo está sendo finalizado no fim deste mês de agosto e existe a expectativa da construção de um reservatório de 1.000 m³ no bairro Cidade Alta e mais um reservatório para a região sul da cidade (MT-208). A previsão é de que estes reservatórios estejam prontos até o início do próximo período de estiagem.

Devido ao crescimento horizontal da cidade não é descartada pela empresa uma revisão contratual, uma vez que as metas de reservação estão em dia.

 

 

 

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.