buscar
Alta Floresta - MT, 11 de maio de 2021. 20:58
PortuguêsInglêsEspanholItaliano

Notícia Exata

CIDADES

Águas Alta Floresta apresenta plano de ação para a estiagem

01/05/2021 - 13:19 - Fonte: Assessoria de Comunicação Foto: Reprodução

Águas Alta Floresta apresenta plano de ação para a estiagem

A Águas Alta Floresta, empresa controlada pela Iguá Saneamento, reforçou seu compromisso com a segurança hídrica do município ao anunciar o planejamento de ações que visam a redução do impacto da estiagem no municípioO plano contendo as iniciativas previstas pela concessionária foi apresentado quinta-feira (29) à Prefeitura de Alta Floresta e aos integrantes do Grupo de Estiagem, criado pela primeira vez por iniciativa da empresa.

Formado por representantes da Promotoria de Justiça, Procurador do Municipal Vigilância Sanitária, Procon, Associação Comercial, líderes comunitários, representantes do Comitê das Bacias Hidrográficas do Baixo Teles Pires, secretários de Indústria e Comércio e Meio Ambiente, o objetivo da criação do grupo é envolver a população na construção, colaborativa, de possíveis alternativas para o período de estiagem, além de ouvir as propostas acerca do assunto.

Entre as ações previstas pela Águas Alta Floresta estão o reforço na distribuição de água por caminhão-pipa, implantação de um reservatório flexível, mapeamento de represas auxiliares para captação de água, investimentos e melhorias operacionais. A concessionária também atua junto à comunidade na conscientização do uso racional da água. 

De acordo com a diretora geral da Águas Alta Floresta, Nilza Marques Fernandes, no município o período de estiagem tem duração de aproximadamente 40 dias, provocando a redução de água dos mananciais, levando até a seca.

“A água é o recurso mais essencial à vida e a companhia entende a responsabilidade de cuidar desse bem. A estiagem é um período muito delicado, pois a distribuição de água depende do volume de chuva. Ao longo dos outros meses do ano, nossa capacidade de produção, distribuição e reservação é mantida. Já durante a seca, os serviços ficam comprometidos, por isso, precisamos ainda mais da conscientização da população quanto ao desperdício de água”, ressalta a diretora.

Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br . 

Olá, deixe seu comentário.

Você precisa estar logado para enviar comentários.
CLIQUE AQUI PARA LOGAR

SOBRE NÓS
Expediente |  Fale Conosco |  Quem Somos


NOTÍCIA EXATA
Telefone: (66) 9 8436-0806
E-mail: contato@noticiaexata.com.br
Endereço: Rua A-4, nº 412, Setor A, Centro, CEP: 78580-000, Alta Floresta - Mato Grosso

Clay José Frantz ME - CNPJ: 13.321.695/0001-55
Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.