Alta Floresta (MT), 12 de dezembro de 2018 - 12:53

Geral

08/12/2018 14:03 Redação Notícia Exata

Alta Floresta: Bombeiros capturam cobra em residência no Boa Nova 1

O Corpo de Bombeiros de Alta Floresta realizaram na tarde de ontem, sexta-feira (07), a captura de  uma cobra de aproximadamente 2,30 metros, ela estava em um galinheiro em uma residência localizada no bairro Boa Nova 1.

De acordo com a unidade de resgate, havia uma área de floresta próxima à casa. N

A cobra capturada é conhecida popularmente como impa-pasto; papa-pinto; Jararacuçu do papo amarelo.

Apesar deste nome Jararacuçu, não pertence ao gênero Bothrops, das jararacas, que são cobras peçonhentas.

A cobra é reconhecível pela sua característica cor marrom com uma faixa amarela no ventre.

Essa espécie é muito comum em brejos, pântanos e áreas de charco, onde possa encontrar algumas das suas presas preferidas.

Orientações do Corpo de Bombeiros:

1) Ao se deparar com uma cobra, acione o serviço público competente para fazer o recolhimento e realocação adequada do animal;

2) Ao se deparar com um ofídio, não o mate. Estará se incorrendo em crime ambiental conforme Lei de Crimes Ambientais - Lei n° 9.605/1998.

3) Estes animais não podem ser sacrificados pois como qualquer outro animal, possui enorme importância ambiental, sabendo -se que o equilíbrio de um ecossistema depende da presença destes seres para o controle populacional de suas presas;

4) Cobra não é inimiga do homem como muita gente pensa. Estes animais, mesmas as peçonhentas, somente darão bote e picarão (cobras venenosas) ou morderão (cobras não peçonhentas) uma pessoa quando se sentirem ameaçadas e um acidente acontecerá quando se passar muito próximo do animal, colocar a mão ou pisar no mesmo;

5) Ao se adentrar em ambiente de floresta, importante utilizar perneiras de proteção contra animais peçonhentos. A maioria dos acidentes com cobras se dá nos membros inferiores.

6) Ao se sentar numa floresta ou mato, inspecionar primeiramente o local para certificar a não presença de cobra ou outro animal peçonhento.

7) Em caso de acidente com cobra peçonhenta, acalmar a vítima e encaminha-la ao hospital mais próximo. Somente o soro anti-ofídico é o recurso médico eficaz para neutralizar a ação tóxica do veneno no organismo de uma pessoa. Outras medidas empíricas além de não resolver, podem agravar ainda mais o quadro clínico do paciente;

8) Bom saber que a soroterapia somente é administrada por médico no ambiente hospitalar.

9) Locais próximos às casas devem estar limpos para não se atrair estes animais.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo