Alta Floresta (MT), 30 de abril de 2017 - 15:01

Hamoa banner 2017

Cultura

16/02/2017 14:12 Editoria Notícia Exata com Rádio Progresso

Alta Floresta: artista de rua diz ser censurado por órgão da prefeitura, superintendente nega

O artista de rua Vinicius Trecha, recém chegado no município de Alta Floresta, afirma ter sido barrado pela secretaria de trânsito de Alta Floresta, no que diz respeito as suas atividades artísticas realizadas nos semáforos do município.

Conforme uma publicação do artista em uma página da rede social Facebook, a secretaria teria alegado ‘motivos de segurança’ para vetar as atividades. “A secretaria resolveu nos vetar de trabalhar por "motivos de segurança" sou um artista a 7 anos pratico arte circense a aproximadamente 4 anos estudei muito de verdade para adquirir essas habilidades nas quais sou feliz em apresentar todos os dias pra população”, publicou.

Segundo fontes próximas, a problemática se iniciou há algumas semanas, quando houve o contato da secretaria para que o artista parasse com o trabalho.

Em um papelão, o artista conduz o problema com a escrita: “2º dia sem arte” e usa do artigo 5º da Constituição Brasileira, que afirma: “é livre a manifestação do pensamento” e “a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

O assunto repercutiu em redes sociais e até o legislativo já se pronunciou sobre o caso.

Em publicação o artista finaliza: “Protesto e continuarei protestando até que possamos resolver essa problemática”.

Outro Lado

Por meio de uma rede social, o responsável pelo Superintendência de Trânsito, Transporte e Segurança, Messias Araújo assim que manifestou; "Eu acho bonito as apresentações do artista de rua mas temos que levar em consideração a segurança do trânsito e do próprio artista como cita no Art 1° inciso 2° e o Art 69 e 254 todos do ctb o perímetro urbano de alta floresta de vários lugares para apresentações artísticas e culturais para apresentações seguras como fazem os demais artistas do nosso munícípio, sempre de forma ordeira", sic.

Já em em Nota de Esclarecimento encaminhada a imprensa, o superintendente relatou que nunca foi contra a atividade dos artistas. "Inclusive dentro de suas possibilidades a mesma é solidária em apoiar os mesmos quando solicitada. Informamos que a secretaria não está tirando o direito do artista divulgar o seu trabalho, a preocupação é com relação a segurança do artista", diz trecho do documento.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1749
Euro 3,4587
28/04 16:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo